Petróleo e dólar sobem e “anulam” o aumento da Petrobras

Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020
Principais Índices

Os preços internacionais do petróleo voltaram a subir consideravelmente nesta quinta-feira. Ontem, ocorreu um painel formado por países da Opep+ e seus aliados para reforçar a adesão e o comprometimento ao acordo dos cortes de oferta, além de abrir uma porta para uma possível extensão para Agosto. Esta movimentação trouxe uma onda de otimismo ao mercado.

No entanto, os níveis recordes de estoque de petróleo nos Estados Unidos e os novos casos do Covid 19 ainda colocam cautela nos investidores, visto que são sinais de que o setor petrolífero continua em um cenário de excesso de oferta e que a recuperação da demanda pode ser afetada caso uma nova onda da pandemia se estabeleça.

Em relação a gasolina, a alta foi ainda mais expressiva, com ambos índices subindo cerca de 3%. Somados com a subida do dólar, o movimento do mercado neutralizou o aumento realizado pela Petrobras ontem. O prêmio permaneceu em – 16%, representando uma diferença de – R$ 0,30 centavos entre os produtos. Dessa forma, a forte pressão sob a Petrobras continua e caso o mercado continue subindo, é bem provável que ocorra um novo aumento na semana que vem.

Paridade Petrobras x Índices Internacionais

Em relação ao Diesel, o índice internacional também subiu significativamente, em + 2,79%. Combinado com a alta no dólar, o aumento da Petrobras também foi anulado pela movimentação do mercado. O prêmio continua em um patamar crítico para a empresa brasileira, visto que está em – 11,05% e representa uma diferença de – R$ 0,20 centavos entre os produtos. Vale ressaltar que a Petrobras busca estar acima da paridade no Diesel. Desse modo, a empresa continua sob bastante pressão para um novo aumento.

Paridade Petrobras x Diesel Importado



Com as informações acima, indicamos as seguintes orientações de compra:

Derivados

Gasolina
O aumento da Petrobras realizado ontem não foi capaz de aproximar a empresa da paridade com os índices internacionais. A pressão para um novo aumento continua. Vamos observar o mercado para ver se a tendência de alta se confirma.

Como a Petrobras aumentou ontem, recomendamos a compra moderada hoje.
Porém, dependendo do fechamento do mercado nos próximos dias, podemos entrar em um cenário de compra máxima a partir da próxima segunda-feira.

Diesel
O cenário da gasolina também se aplica para o Diesel. O patamar continua crítico e a Petrobras sob forte pressão de aumento.

Mesma recomendação da gasolina, por enquanto, recomendamos a compra moderada. Vamos ficar atentos aos próximos dias.

Etanol

Durante esta semana, estávamos vendo um início de retração nos preços da Usinas e das Distribuidoras. Hoje, com o aumento da Petrobras, observamos a retomada dos patamares mais elevados. Os valores já estão sendo negociados a valores superiores a ontem.

Considerando que os preços internacionais estão encaminhando para um novo cenário de alta na semana que vem, a expectativa é que o Etanol fique mais caro.

Por enquanto, recomendamos a compra moderada. Porém, é muito importante estar atento ao fechamento do mercado hoje. Caso continue subindo, vamos iniciar a semana que vem em um cenário de aumento.

Vale ressaltar a grande volatilidade do mercado e como o cenário pode mudar em um curto período. Mais uma vez, a leitura diária deste relatório é muito importante.

Quer fazer as melhores compras de combustível? Cadastre-se no nosso app e, além de receber esse relatório diariamente, você acessa preços de mais de 20 distribuidoras do mercado: clique em https://prontocombustiveis.online/PanoramaMercado

O Panorama Pronto é realizado pela equipe de Inteligência de Mercado do Pronto Combustíveis. Monitoramos diversos índices nacionais e internacionais bem como o mercado de distribuição de combustíveis.
São projeções e orientações baseadas nesses estudos.
Em geral, nossas previsões estão em linha com o que tem acontecido, mas vale reforçar que, como qualquer previsão econômica, não são certeza que irão acontecer.
É uma ferramenta para ajudar o mercado a programar melhor suas compras.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!