Será que a Petrobras aumenta novamente esta semana?

Segunda-Feira, 22 de Junho de 2020
Principais Índices

Os preços internacionais do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira. O esforço da Opep+ para que todos países cumpram com o acordo de cortes de produção sustentou a valorização da commodity

Por outro lado, ainda há uma cautela acerca de uma nova onda do Covid-19. Nesta sexta-feira, centenas de voos foram cancelados em Pequim, a capital chinesa. Enquanto isso, a grande quantidade de infecções nas cidades americanas sugerem que o país ainda vive a primeira onda da pandemia. Diante deste cenário, ainda há uma perspectiva relativamente incerta para o mercado.

Em relação a gasolina, os índices Rbob e Golfo também fecharam em alta. Combinados a uma variação negativa no dólar, em – 1,23%, o prêmio entre a gasolina nacional e a estrangeira permaneceu em – 16%, representando uma diferença de – R$ 0,29 centavos entre os produtos. No histórico recente, nota-se que ao chegar neste patamar, a Petrobras agiu e aumentou seus preços. Portanto, a pressão sob a empresa é forte e há uma boa chance do aumento acontecer nesta semana.

Paridade BR x Índices Golfo e RBob

Em relação ao Diesel, o índice internacional também subiu, em + 1,52%. Combinado com a queda no dólar, o prêmio entre o produto estrangeiro e o nacional pouco variou e está em – 10,55%. Isso representa uma diferença de – R$ 0,19 centavos entre os produtos. Como a Petrobras busca atuar com um prêmio positivo no Diesel, este cenário pode ser considerado como crítico. Com isso, também há uma forte pressão para um novo aumento da Petrobras nesta semana.

Paridade BR X Diesel Importado


Com as informações acima, indicamos as seguintes orientações de compra:

Derivados

Gasolina
A forte pressão para um novo aumento da Petrobras continua. Pelo cenário atual, é provável que aconteça ainda esta semana. Vamos acompanhar dia a dia.

Cenário ideal para compras máximas.

Diesel
O cenário do Diesel é ainda mais crítico que o da gasolina. Com isso, a Petrobras está sob forte pressão para um novo aumento em breve.

Momento ideal para compras máximas.

Etanol

Por conta da tendência de alta da gasolina, acreditamos em um etanol com preços em um patamar maior na próxima semana. Por isso, indicamos que mantenham seus estoques altos.
Porém, vale ressaltar que os níveis de estoques atuais das distribuidoras e usinas podem impactar em uma queda a curto prazo.

Desse modo, recomendamos a compra moderada hoje.

Vale ressaltar a grande volatilidade do mercado e como o cenário pode mudar em um curto período. Mais uma vez, a leitura diária deste relatório é muito importante.

Quer fazer as melhores compras de combustível? Cadastre-se no nosso app e, além de receber esse relatório diariamente, você acessa preços de mais de 20 distribuidoras do mercado: clique em https://prontocombustiveis.online/PanoramaMercado

O Panorama Pronto é realizado pela equipe de Inteligência de Mercado do Pronto Combustíveis. Monitoramos diversos índices nacionais e internacionais bem como o mercado de distribuição de combustíveis.
São projeções e orientações baseadas nesses estudos.
Em geral, nossas previsões estão em linha com o que tem acontecido, mas vale reforçar que, como qualquer previsão econômica, não são certeza que irão acontecer.
É uma ferramenta para ajudar o mercado a programar melhor suas compras.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!