TUDO que você precisa saber sobre a nova gasolina em 5 PASSOS

por Pedro Henrique
Fundador e CEO do Pronto Combustíveis

Aqui no Pronto, estamos sempre atentos ao que está acontecendo em nosso segmento. E buscamos entender todos os aspectos e impactos, assim conseguimos trazer a informação de forma mais completa e útil para nossos parceiros bandeira branca.

Como muitos já sabem, a ANP aprovou em 16 de janeiro deste ano, a resolução que aprimora a gasolina brasileira, com o objetivo de beneficiar o consumidor.
A resolução passa a valer a partir de 03 de agosto e estabelece novas especificações e as obrigações quanto ao controle de qualidade a serem atendidos pelos agentes do mercado.
Aqui está a resolução na íntegra, mas vamos resumir aqui os principais pontos, trazer opiniões de agentes do mercado e “se” e “como” a novidade impacta o preço da gasolina.

1 – O QUE CONTEMPLA A NOVA ESPECIFICAÇÃO?

Basicamente 3 pontos:

I – Estabelecimento de valor mínimo de massa específica (densidade) de gasolina, ou seja, mais energia e menos consumo.
> Atualmente a densidade oscila em torno de 700kg/m³
> A nova gasolina comum e premium deverá ter densidade mínima de 715kg/m³

2 – Parâmetros de destilação, mais especificamente a temperatura de destilação no ponto 50% evaporado (T50), que traz benefícios diretos a dirigibilidade e aquecimento do motor. O ponto T50 é um dos índices utilizados no processo de destilação (separação de substâncias) da gasolina para verificar seu desempenho no motor. O T50 identifica a temperatura na qual 50% do combustível foi destilado e verifica o aquecimento do motor. Outros pontos são o T10, que observa a partida do motor a frio, e o T90, que verifica performance e aquecimento

3 – Fixação de limites para a octanagem RON, conforme já ocorre em outros países. Estes limites são necessários por conta das tecnologias dos motores atuais e resultará numa gasolina com maior desempenho para o veículo. Existem 2 parâmetros de octanagem RON e MON. No Brasil sé eram especificados a octanagem MON e o IAD (índice de octanagem), que é a média entre os dois. Explicação do que esses índices significam no final deste texto.

Atual Agosto/2020
Gasolina ComumIAD 87RON 93
Gasolina PremiumIAD 81RON 97

2 – A NOVA GASOLINA IMPEDIRÁ A ADULTERAÇÃO?

A nova gasolina não impede a adulteração. Mas a nova densidade inibe a adulteração do combustível com solventes de baixa densidade. Quando se coloca solvente numa gasolina de 720kg/m3, a densidade desse combustível pode cair para 680kg/m3.

Hoje a adulteração é mais fácil por conta da gasolina importada, facilitando para os solventes, que normalmente tem densidade baixa. Existem solventes com densidades altas, que permitiria igualar, porém ficaria um preço que não compensaria no final.

Além disso, com a densidade estipulada pela ANP ela deverá ser seguida (antes era só anotar a densidade para controle). Ela pode ser checada em toda a cadeia de distribuição. Desde a produção na refinaria, passando pela distribuição e revenda no posto. Para leitura nos postos, são utilizados densímetros com faixa de medição de 0,700 a 0,750, ou de 0,750 a 0,800.

3 – QUAIS OS BENEFÍCIOS DA NOVA GASOLINA?

> Maior qualidade para os consumidores
> Maior dificuldade para adulteração – menos concorrência desleal

4 – ESSA MUDANÇA VAI AFETAR O PREÇO DA GASOLINA?

Ainda não há nada oficial sobre esse tema, pelo menos sobre os patamares. Mas de acordo com a diretora de refino da Petrobrás, Anelise Lara, “a Petrobras pratica a paridade dos preços de importação e a comparação será com gasolinas de melhor qualidade do exterior”. Para ela, embora o valor seja elevado, esse gasto será compensado pelo rendimento aprimorado, que possibilitará rodar mais quilômetros por litro. “No final, para o consumidor, em termos de custo, a gente acredita que será positivo”, completa Lara.


5 – GLOSSÁRIO – O QUE É MON, RON E IAD?

Nós do Pronto acreditamos que essa mudança é positiva para o segmento como um todo. Desde a padronização, até a redução de adulteração e os benefícios para o consumidor – que terá uma gasolina mais eficiente, com menos consumo. Será um bom avanço do nosso produto, se igualando aos melhores do mundo.

Gostou? Não? Nos dê feedback!
Mande email para pronto@prontocombustiveis.com.br ou mande uma mensagem whatsapp (11) 95130-7391.

Um comentário em “TUDO que você precisa saber sobre a nova gasolina em 5 PASSOS

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!