TUDO que você precisa saber sobre o novo sistema de pagamento PIX!

por Pedro Henrique
Fundador e CEO do Pronto Combustíveis

Vocês devem estar ouvindo falar sobre o PIX, o novo meio de pagamento do Banco Central que vai mudar muito como realizamos as transações.

Resumimos aqui em alguns 6 itens tudo que você precisa saber sobre o PIX e como vai impactar o seu posto (item 5).

Vai ser tão fácil como um bate-papo no celular!

1. O QUE É?

PIX é um novo meio de pagar, transferir e receber desenvolvido pelo Banco Central.
A diferença das transferências tradicionais (TED, DOC) é que pode ser realizado entre diferentes instituições financeiras e ainda assim o pagamento ser praticamente instantâneo, em até 10 segundos a transferência é realizada, e gratuito.

Pode ser feito 24hs por dia, todos os dias do ano (sim, inclusive finais de semana e feriados!).

É MESMO? SIM!!!  Hoje as transferências entre contas bancárias de diferentes instituições são feitas através de TEDs e DOCs. Pagamentos de contas são feitos por boletos, transações físicas, por cartões e com dinheiro vivo.
Essas operações eletrônicas podem levar dias – e muitas delas acabam custando caro (algumas instituições chegam a cobrar mais de R$20 por TED, por exemplo). E o dinheiro vivo pode representar um risco maior tanto para o pagador quanto para o recebedor.

OU SEJA, as transações serão realizadas em tempo real. Elas acontecerão sem intermediação de terceiro: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para a conta de quem receberá os valores. 

2 – QUEM PODE REALIZAR AS TRANSAÇÕES?

As transações podem ser feitas entre pessoas, empresas e até mesmo para o Governo?

3 – COMO FUNCIONA?

Para realizar as transações do sistema PIX vai ser preciso que tanto quem envia o dinheiro quanto quem recebe tenha uma conta, não necessariamente corrente, em um banco, uma instituição de pagamento.

Ao invés de solicitar informações de agência e conta, como exigem transações bancárias atuais, o PIX usará opções mais simplificadas:

  1. através de uma chave de identificação (explicação abaixo)
  2. por meio de QR Code
  3. através de tecnologias por aproximação

CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO?

Na definição do Banco Central, as chaves PIX são  “apelidos” utilizados para identificar a sua conta que representam o endereço da sua conta no Pix. Esses apelidos podem ser seu telefone, CPF ou e-mail.

É possível registrar mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chave Pix. Pessoas físicas poderão registrar um total de até cinco chaves por conta da qual sejam titular, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves, também por conta da qual sejam titular.

Em outras palavras, a chave PIX é a informação que o usuário poderá usar para poder realizar um PIX a alguém – em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta. Para enviar um PIX, basta informar uma das chaves do recebedor.

4 – COMO ME CADASTRO?

O cadastro para acesso ao PIX será disponibilizado diretamente pelas instituições financeiras.

5 – QUAL A VANTAGEM PARA MEU POSTO?

  • Mais rápido, barato e seguro.
  • Disponibilização imediata do dinheiro, que tende a reduzir necessidade de crédito
  • Ajuda no controle de fluxo de caixa com pagamentos e recebimentos imediatos
  • Não requer maquininha ou qualquer outro equipamento
  • Pagamentos para as Distribuidoras serão feitos em segundos, agilizará muito a liberação de carregamento no caso de compras antecipadas
  • Não precisar mais ter a conta do mesmo banco da distribuidora para não pagar taxas de transferência

6 – QUANDO COMEÇA A VALER?

O PIX começa a funcionar oficialmente no dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar, até esta data, para oferecer e receber o serviço. A partir do dia 16 de novembro, ele estará em pleno funcionamento. Aqui no Pronto acreditamos que será um grande avanço no mercado financeiros.

Além de agilidade, essa mudança trará mais competição entre os grandes bancos e instituições financeiras que vão se ver obrigados a oferecer mais benefícios e menores taxas para seus clientes para ter fidelização de uso da nova modalidade.

Esta é a filosofia do Pronto, com mais opções, você consegue garantir sempre os melhores negócios.

Para mais infos sobre as opções de compras do Pronto ou se tem dúvidas sobre esse assunto, fale com a gente: whats (11) 95130-7391.

2 comentários em “TUDO que você precisa saber sobre o novo sistema de pagamento PIX!

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!